Drº José Athanázio nasceu na Vila de São João Batista dos Campos Novos no dia 07 de julho de 1900, filho de Franscisco Athanázio e de Bernadina Fontes Athanázio, José era o filho mais velho, seguindo-se as irmãs Maria e Anita.
Alfabetizado em casa como eram em geral as crianças do seu tempo, aos oito anos foi levado para o internato na cidade de São Leopoldo/RS, onde permaneceu por oito anos.
No ano de 1916 vai para Porto Alegre para frequentar o preparatório para ingressar na faculdade. Em 1917 com dezessete anos matricula-se na faculdade de medicina do Rio Grande do Sul, nela faz os três primeiros anos do curso transferindo-se para a faculdade de medicina do Rio de Janeiro onde se formou em 1922 com notas brilhantes.
Em 1923 volta para Campos Novos/SC onde exerce por um ano a profissão de médico e se prepara para defender a tese de doutorado. No final do mesmo ano com vinte e três anos de idade defende a tese: “O cloreto de cálcio em terapêutica” e recebe o grau de doutor.
Então em 1924 retorna definitivamente para Campos Novos/SC para desenvolver suas atividades profissionais, o que faz com muita competência e dedicação. Desprendido dos bens matérias, não se preocupava com roupas, dinheiro ou vida social com a incipiente comercialização da medicina.
O Rio de Janeiro porem ficou gravado na sua lembrança tanto que mandou reproduzir em Campos Novos/SC, no alto de uma colina uma casa como as da gávea, nessa casa ele clinicou até morrer e nela nasceu a Fundação Hospitalar Drº José Athanázio.
Aos trinta e dois anos casou-se com a irmã Vieira, com quem teve um único filho, o advogado e escritor Enéas Athanázio que reside atualmente em Balneário Camboriú. José Athanázio era um apaixonado por livros e sempre viveu as voltas com eles. Sua biblioteca era toda em francês e a literatura merica em latim.
Em 1936 começou a apresentar problemas de saúde, e em 24 de março de 1937 faleceu aos 37 anos de idade.